A conversa chegou à cozinha

ff94bf61e5a21bbb612cf017d60cd34e
“Lugar de mulher é na revolução”

– Cala a boca porque a conversa não chegou à cozinha! – me disse o homem branco e hétero, desfrutando de seus privilégios sociais e saboreando sua cerveja gelada.

É que vocês sabem, né? Lugar de mulher é pilotando o fogão, lavando as roupas no tanque e cuidando da casa e dos filhos. Mulher não pode rebater comentários sexistas, homofóbicos e racistas. Não pode levantar a voz para problematizar ou dizer o que pensa. Não pode enfrentar macho que se acha fodão. Não pode beber e se divertir. Não pode usar a roupa que gosta. Não pode expressar sua sexualidade. Não pode ser bem sucedida nem independente. Não pode ser lésbica ou bissexual. Não pode quebrar paradigmas e fugir do que a sociedade patriarcal impõe. Simplesmente não pode.

Acontece que ninguém irá nos convencer de que nosso lugar não é aqui, e sim ali. Não seremos silenciadas. Não vamos trocar nossas roupas nem tirar o batom vermelho. Não vamos colocar pudor em nossos orgasmos e nas nossas siriricas. Não vamos engolir a heteronormatividade. Não seremos taxadas de exageradas por defendermos as chamadas minorias – que de minorias não têm nada. Não ficaremos de cabeça baixa e muito menos de boca fechada.

E quer saber? A conversa chegou à cozinha, sim. Chegou ao quartinho dos fundos. Chegou até a esquina e à mesa do bar. Chegou às redes sociais. Chegou aos ouvidos das milhares de mulheres assediadas e violentadas diária e repetidamente. Chegou e ocupou TODOS os lugares. Os NOSSOS lugares! E uma coisa é certa: a nossa voz, ninguém mais cala!

Anúncios

Comente ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s