Paisagem de minério

19478681_10203428257783610_314562832_o

Assim que me levanto pelas manhãs, abro as cortinas e admiro a paisagem. É hábito. Tem dias que a neblina esconde por completo a Serra de Casa de Pedra ou deixa apenas seu pico à mostra. Em outros, seu tom esverdeado parece se fundir ao azul do céu. Já os raios do sol ou a luz da lua, dão brilho às águas do que parece ser um lago. É lindo! Mas é casca.

A serra, do lado que está fora do alcance dos meus olhos, está destruída. O lago é um depósito de substâncias da mineradora que está instalada logo ali, onde máquinas e força humana trabalham 24h. A alguns quilômetros, está a (temida) barragem de rejeitos. Concreto que, se desmoronar, deixa a cidade sob lama e materiais tóxicos. O pó preto está parado nos móveis, no chão, nos meus pulmões. Ah, esse pó… movimenta a tal economia e dá emprego, mas machuca tanta gente e destrói a natureza.

Cerca de 70 km separam Congonhas de Mariana, cujo distrito de Bento Rodrigues (des)apareceu. Hoje, nossos olhares e nossa solidariedade se voltam para aqueles que não esperavam ter suas vidas pacatas soterradas. Duas cidades com realidades tão próximas e riquezas histórico-culturais tão vastas. Duas, das tantas cidades mineiras lembradas – e assombradas – pela atividade mineradora. É Minas Gerais… do ouro ao minério. Ao barro.

Agora, quando começo o meu dia, vejo o retrato da exploração. Observo as ruas e as casas encardidas pela poeira. Sinto o peso da poluição no ar. Ouço boatos sobre os trabalhadores demitidos pela crise no setor. Vejo moradores sendo desapropriados para a expansão das atividades. Percebo o descaso disfarçado com programas educativos e sociais. Enxergo os danos ambientais.

Por enquanto, Congonhas, a cidade detentora do título de Patrimônio Cultural da Humanidade parece estar firme e forte. As obras de Aleijadinho e as ladeiras de pé-de-moleque continuam guardando as memórias. Mas, no fim, tenho medo que só sobre a casca.

Anúncios

Comente ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s