Cafezinho é bom demais da conta

cafe

Não sei se pelo Brasil afora é assim, mas aqui em Minas Gerais o cafezinho tem um significado particular. Por essas bandas, a bebida preta e quente, muitas vezes, não serve somente para nos livrar da sonolência, mas também para bater um papinho inocente. O ritual começa desde a hora em que a água fervida é despejada no coador e sai do outro lado, emanando aquele cheirinho tão gostoso e produzindo a fumaça que ondula até se dispersar. Pronto. Está na mesa. De preferência, junto com uma cesta de pão de queijo e pedaços de bolo. Hummm.

Eu estava na fila, esperando o ônibus chegar, atrás de um senhor que carregava algumas bolsas. Ele se aproximou e perguntou: “Você pode olhar para mim enquanto tomo um cafezinho?”. Respondi: “Claro, sem problemas”. Passaram-se cinco minutinhos e ele estava de volta. E logo foi dizendo: “Muito obrigado! Você quer tomar um cafezinho também? Pode ir lá, eu pago para você!”. Sorri e agradeci, mas recusei a oferta… não queria incomodá-lo e, para falar a verdade, estava sem apetite.

Aqui, convidar alguém para entrar e tomar um cafezinho é quase tão comum quanto dizer ‘olá’. Nem precisa ser íntimo, sabe? É só chegar, sô! A xícara de café serve para retribuir algum favor, ser agradável e receptivo e, na maioria das vezes, não passa de uma desculpa para ter um dedo de prosa com alguém. Gosto de café com leite, mas nunca dispensei o cafezinho preto, forte ou fraco, doce ou amargo, nessas minhas andanças. É impossível resistir a essa mineirice.

Aliás, são 6 da tarde de uma sexta-feira nublada e chuvosa. “Xô” ir ali tomar meu cafezinho.

Anúncios

2 comentários sobre “Cafezinho é bom demais da conta

Comente ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s