Pieguices de um bom dia

Por aqui, a primavera está com resquícios de inverno. Bom, pelo menos na parte da manhã, quando o sol ainda está se firmando no céu e o vento gelado sopra por aí. Subo uma extensa avenida para chegar até o local onde trabalho. Ando rápido. É mania. Enquanto dou meus passos largos e apressados, meus pensamentos voam sem destino. Aliás, esse é o motivo pelo qual sou tão distraída ao ponto de não enxergar (não, não estou me referindo à minha miopia) ninguém ao meu redor. Mas sabe, chega uma hora em que isso precisa mudar. É… isso de corrermos o tempo todo e não darmos atenção para o que acontece em nossa volta e para as pessoas (des)conhecidas que passam ao nosso lado todos os dias.

Digo isso porque essa semana fui surpreendida três vezes por um “Bom dia!” vindo de uma mulher que nunca havia visto. Ela estava descendo a tal avenida, provavelmente dando início a mais um dia de trabalho, e espalhando gentileza às 8 da manhã. E eu, que estava completamente no mundo da lua, só me dei conta do que ela disse quando já não tinha como retribuir. A verdade é que não estamos acostumados em ser gentis nem em receber gentilezas. Se isso fosse tão comum, não acharíamos atitudes como essa tão… estranhas e, ao mesmo tempo, sensíveis. Por outro lado, perderíamos a sensação de ter nossas manhãs, tardes e noites transformadas por um gesto singelo.

Eu só sei que, a cada dia, aprendo que, ao enxergar o outro, nos tornamos pessoas melhores. Sair da bolha onde vivemos e repensar o modo como encaramos o mundo pode ser interessante e engrandecedor. Quem sabe assim a humanidade se torne, de fato, mais humana. Enfim, ou a pieguice típica de fim de ano esteja tomando conta de mim ou eu finalmente tenha percebido que não quero ser o tipo de pessoa que desconta seus problemas em quem estiver mais próximo. Prefiro diminuir o tamanho e a velocidade dos meus passos e encarar o vento gélido da manhã, pronta para desejar e receber um “Bom dia!”.

Anúncios

Um comentário sobre “Pieguices de um bom dia

Comente ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s